-
Arquitetos: LEGORRETA
- Área: 3500 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Cristiano Mascaro
Descrição enviada pela equipe de projeto. A propriedade está localizada em Matão, São Paulo. Está rodeada por 35000 acres de campos de laranjas, café e seringueiras.
O acesso é dado por uma rua interligada à uma importante avenida e com um galpão localizado dentro da propriedade, rodeado por brotos de bambu que criam um efeito de abóboda mística. A rua segue por uma grade de segurança que leva a uma rótula elíptica que funciona como a entrada principal.
O conceito da Fazenda é possuir diferentes pavilhões unidos por uma arcada aberta. Estão agrupados por suítes principais, dormitórios para crianças e visitas, áreas comuns - incluindo estúdio, copa, biblioteca, ginásio, piscina, terraço, churrasqueira, cinema e área de serviço. Cada pavilhão foi desenhado para possuir sua própria identidade; a circulação entre estes ocorre através dos pátios, terraços e com vistas para todos os jardins paisagísticos. O programa se completa por uma área desportiva incluindo uma quadra de futebol, quadra de tênis, quadra de squash e um labirinto.
O edifício é térreo para aproveitar a extensão da propriedade, o teto é utilizado como terraço, onde é possível apreciar as vistas.
As circulações interiores convertem-se em plataformas exteriores para caminhar por toda a propriedade ao longo da variedade de paisagens, conformando uma forte relação com o belo lugar.
Recentemente desenhou-se um pavilhão na Fazend,a que foi construído ao lado de um lago e entre grandes cultivos de cítricos. O grande artista Sergio Fringermann, marcou a entrada à praça com um de seus desenhos exclusivos feitos em pedra portuguesa.
O pavilhão está conformado volumetricamente por dois muros de perfil triangular que se encontram, criando o acesso e a principal circulação entre os espaços. O primeiro deles é introduzido no corpo d'água, formando ao final um grande terraço coberto por uma pérgola. Assim, permite o acesso à água por meio de uma pequena escada feita em um de seus extremos.
O segundo triângulo que está sobre o terreno, conforma um volume que aloja a copa, cozinha, banheiro e depósitos; todo coberto por um telhado verde, encontra-se outro terraço que também possui vista para o lago.